Visitas
Guiadas e
Animadas

(siga até ao fim desta página)

Com a Ação de Promoção de Música e Património – Sente da História – aproveite para visitar e desfrutar do Alto Minho em pleno.
De 13 de Maio de 2018 a 20 de Julho de 2019 esta região será o palco de 30 fantásticos concertos em locais históricos. Estes ocorrem quinzenalmente aos fins de semana, sendo dias de património aberto. Poderá visitar magníficos espaços monumentais e de interesse turístico.
Aqui, daremos informações sobre como poderão ser visitados e quais as condições de acesso.
Para além disso, em cada um destes dias especiais, terá lugar uma visita guiada ou um tour, no qual poderá participar gratuitamente.
Consulte regularmente esta secção do nosso site para se inteirar das novidades que temos para lhe apresentar pois, cada dia de concerto será também um dia para viver o património em pleno.

Próxima visita ao Património

15 de Setembro – 17H00

Visita guiada ao Templo Românico de Rubiães na freguesia do mesmo nome  em Paredes de Coura. Também designado por outros nomes: Igreja de São Pedro de Rubiães, Igreja Paroquial de Rubiães ou Igreja de São Pedro.

Classificado como monumento nacional desde 1913, as investigações mais recentes indicam a origem deste templo românico no Séc. XIII (1202) colocando-o em contemporaneidade com as igrejas dos mosteiros de Longos Vales (Monção) ou de Sanfins de Friestas (Valença), templos que evidenciam a influência pontevedrense (Galega) no Alto Minho. No seu portal podemos encontrar elementos presentes noutros templos românicos do Alto Minho tal como em Bravães (Ponte da Barca).

A visita envolve a igreja, o marco miliário existente no seu adro e a temática dos Caminhos de Santiago.

ENTRADA LIVRE

Visitas já realizadas

21 de Julho - 17H00

Visita guiada ao Espaço Memória e Fronteira na Rua Loja Nova em Melgaço.

Espaço museológico de memória, onde é mostrada a história recente deste concelho, nomeadamente os fenómenos do contrabando e da emigração.

Aqui são retratados momentos relacionados com a emigração, suas causas, a viagem de partida, a vivência no país de acolhimento e o regresso – os reflexos e presença destes fenómenos sociais no concelho de Melgaço e na generalidade dos concelhos portugueses da raia.

ENTRADA LIVRE

7 de Julho - 18H00

Visita guiada à Torre do Relógio  no centro de Caminha – Praça Conselheiro Silva Torres. é parte integrante das muralhas, mandadas construir no século XII por D. Afonso III. O seu interior integra um núcleo museológico onde é mostrada a evolução urbana de Caminha, desde as origens, até aos nossos dias.

Por baixo desta torre fica a antiga Porta de Viana, a entrada Sul para o burgo medieval de Caminha e o início da Rua Direita.

Subindo ao seu topo, poderá desfrutar dumas das mais emblemáticas paisagens do Alto Minho.

30 de Junho - 17H00

Tour gratuito de autocarro por 2 ícones no Românico em Ponte da Barca: Mosteiro de Bravães e Mosteiro de Vila Nova de Muía.

O ponto de partida e regresso será o Largo do Corro, no centro de Ponte da Barca, às 17H00, sendo a entrada gratuita, sujeita apenas à lotação do autocarro.

9 de Junho- 16H00

Museu do Alvarinho – Monção

Com prova gratuita de vinhos Alvarinho

27 de Maio - 15H00

Visita guiada – Igreja do Carmo

13 de Maio - 18H00

Visita guiada ao Museu dos Terceiros. Sem necessidade de inscrição.
Entrada livre

Para além da visita guiada ao Museu dos Terceiros, estão disponíveis para visita normal ao longo de todo o dia 13 de Maio, com ENTRADA GRATUITA, os seguintes espaços museológicos:

  • Museu dos Terceiros – das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
  • Centro de Interpretação do Território – 10h00 às 12h30 (*12h00) e das 14h00 às 18h00 (*17h00)
    *A última entrada de visitantes realiza-se às 12h00 na parte da manhã, e às 17h00 na parte da tarde.
  • Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima – das 10h00 às 12h30 (12h00*) e das 14h00 às 18h00 (17h00*).
    * A última entrada de visitantes realiza-se às 12h00 na parte da manhã e às 17h00 na parte da tarde.