Coro Júnior VianaVocale

Fruto da aposta da AMVC na valorização da música coral, este coro feminino, atualmente com 50 elementos, tem vindo a desenvolver um trabalho regular desde 2009. Interpreta repertório coral diversificado de diferentes épocas e estilos, com destaque para os compositores J. B. Pergolesi, G. Fauré, B. Britten, F. Lopes- Graça, Sérgio Azevedo, Bob Chilcott, Bruno Coulais, J. Rheinberger, J. Rutter e Lydia Adams, entre outros. Das suas performances públicas, ao longo dos últimos anos, destacamos: concertos de Natal na Igreja da Misericórdia, concerto “Rock Time”, juntamente com o Coro AMVC, no Teatro Municipal Sá de Miranda, Natal Português na AMVC, com a presença do compositor Sérgio Azevedo, e o 40º aniversário da Universidade do Minho, interpretando os andamentos de coro infantil da obra Carmina Burana de Carl Orff, Recentemente, no âmbito do Ciclo de Concertos para a Família, apresentou-se no Centro Cultural de Paredes de Coura e no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, participou na Gala Lírica realizada em dezembro de 2017, no Centro Cultural de Viana do Castelo, e foi um dos grupos que integrou o “Concerto pela Paz”, em maio de 2018, no teatro desta cidade.
O Coro Júnior VianaVocale tem participado em diversos cursos de aperfeiçoamento, destacando-se: “Atelier de Técnica Vocal”, orientado pela professora Ghislaine Morgan, em 2014, “Academia Coral de Verão”, em 2016, 2017 e 2018, orientadas pelo professor Vitor Lima, Workshop Coral “Vozes em Movimento” orientado pela professora Tracy Wong, em 2018.
Vítor Lima é o maestro titular do Coro.

CORO DE PAIS AMVC

Iniciado em outubro de 2013, este projeto coral tem como objetivo proporcionar aos pais dos alunos da Academia de Música de Viana do Castelo – Conservatório Regional do Alto Minho a vivência de uma atividade musical, criando, simultaneamente, maior proximidade com a vida artística dos seus educandos. O Coro de Pais AMVC fez a sua primeira apresentação pública no Concerto de Natal, juntamente com o Coro VianaVocale e a Orquestra Arte Sinfónica ARTEAM, em dezembro de 2013. Com atividade regular desde então, é constituído, atualmente, por 50 elementos. Do seu repertório, constam obras de Ben E. King, Charles Gounod, Chico Buarque, Eliza Gilkyson, Felix Mendelssohn, Fernando Lopes- Graça, Georg Friedrich Händel, John Lennon, Paul McCartney, E. Carrapatoso, A. Vivaldi, L. Bacalov e Wolfgang Amadeus Mozart. Em abril de 2017 destaca-se a interpretação no Requiem de Mozart, integrando o Coro Participativo nas Comemorações do 30º Aniversário do Coro VianaVocale, e a colaboração no documentário “O Sentido da Vida” do realizador Miguel Gonçalves. Recentemente participou no Concerto “Sente a História” integrando o Coro Intermunicipal do Alto Minho.
Desde 2014, Vitor Lima é o maestro titular deste coro.

VITOR LIMA, maestro
Iniciou os seus estudos como contratenor na Academia de Música de Viana do Castelo, com o professor Rui Taveira. Completou o Curso de Canto em 1991. É mestre em Ensino da Música pela Universidade Católica do Porto.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento em canto com José Oliveira Lopes, Mattias Gerchen, Max van Egmond, Lorraine Nubar, Jill Feeldman e ainda Lute Songs, com Jakob Lindberg. Colaborou como solista com a Orquestra de Câmara da Universidade de Vigo, Orquestra Sine Nomine, Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Orquestra Sinfónica Norte Cultural, Orquestra Artave e Orquestra Sinfonieta (ESMAE).
Gravou o Stabat Mater de Pergolesi para o programa "Sons da História", “Renacemento e Barroco (I)”, com In Itinere, grupo de câmara da Universidade de Santiago de Compostela, e para a etiqueta Musicália, o Cancioneiro de Elvas, com o qual obteve uma excelente crítica da revista Goldberg.
Paralelamente ao canto, tem desenvolvido uma intensa atividade de direção coral. É desde 2001 maestro titular do Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e estudou direção coral, na Association British Choral Conducting (UK), com Peter Broadbent, Theeres Hibbard e Jo McNally.
Atualmente exerce funções docentes na Academia de Música de Viana do Castelo e na Escola Profissional Artística do Alto Minho.