O Alto Minho Ensemble é uma formação de constituição variável dedicada à interpretação de música de câmara de várias épocas da história da música, com especial relevância para o período barroco. Surgiu e 2015, por iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), reunindo diferentes gerações de músicos oriundos do Alto Minho ou que aqui exercem a sua atividade profissional, com reconhecido valor ou com créditos confirmados ao nível nacional ou internacional.

O objetivo primordial do Alto Minho Ensemble é promover a valorização e a afirmação de recursos e novos talentos musicais do Alto Minho e, simultaneamente, através da fruição de música de qualidade, contribuir para a criação de novos públicos.

O Alto Minho Ensemble tem a direção artística de Sergey Arutyunyan e a produção e direção executiva de David Martins.

Programa:

Aria “Dido´s   Lament” – H.Purcell

Sonata “Didone abbandonata” – G.Tartini

Affettuoso

Presto

Allegro.

Adagio em sol menor – T. Albinoni

Sonata para Violino e Guitarra  Op. 85 – M.Guliani

     Andante molto sostenuto

Sonata para 2 violinos em Sol Maior (RV71) – A.Vivaldi

     Allegro

     Adagio

     Allegro

“Nulla in Mundo Pax Sincera” (RV630) – A. Vivaldi

     Aria

     Recitativo

     Aria

     Alleluia

 

 

Sergey Arutyunyan – direção

Sergey Arutyunyan é descendente da escola violinística de São Petersburgo, cidade de profundas tradições que remontam aos tempos do lendário violinista e professor Leopold Auer.

Nasceu no seio de uma família de músicos e começou muito cedo os seus estudos musicais com o seu pai, Anatoli Schwarzburg.

Mais tarde prosseguiu os seus estudos com Aaron Knaifel e diplomou-se em 1990 no Conservatório Superior Estatal Rimsky-Korsakov em São Petersburgo, onde foi aluno dos brilhantes Boris Gutnikov e Marc Komissarov.

Em 1989 foi laureado no concurso Estatal de violino da Rússia.

A partir de 1987 foi membro do conceituado ensemble ”Solistas de São Petersburgo” sob direcção de Mikhail Gantvarg, com o qual realizou inúmeras tounées em mais de 20 países da América e da Europa com gravações em CD para várias editoras de renome.

Desde o ano 1995 reside em Portugal, onde tem vindo a desenvolver uma actividade concertista, sendo também professor na EPMVC, e no Instituto Piaget em Viseu.