O Quarteto de Cordas de Sintra surge em 2007 e desde então tem vindo gradualmente a afirmar-se como uma das formações mais consistentes a nível Nacional. Tem-se apresentado em diversos concertos e festivais um pouco por todo o País, destacando-se entre outros, em 2015 no Festival Sons do Centenário (VN Cerveira), na edição de 2016 dos “Dias da Música” no Centro Cultural de Belém, Palácio Nacional de Sintra, Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra), Palácio da Independência (Lisboa), Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa), Academia das Ciências (Lisboa), Cine Teatro Avenida (Castelo Branco), Teatro Viriato (Viseu).

Durante a temporada 2013 o Quarteto de Cordas de Sintra apresentou no Centro Cultural Olga Cadaval, a Integral dos Quartetos de Cordas de Mendelssohn numa série de três concertos gravados pela Antena 2. Em Setembro de 2013 gravou também para a Antena 2 a estreia moderna dos Quartetos de Júlio António Avelino Soares (compositor português do Séc. XIX) num concerto realizado no Centro Cultural de Belém.

Para além da atividade profissional, o Quarteto de Cordas de Sintra participou em sessões de trabalho com o violoncelista Pavel Gomziakov, Alexandra Mendes (Quarteto de Cordas de Lisboa) e trabalha regularmente com o violoncelista Kyril Zlotnikov (Quarteto Jerusalém).

Em Agosto de 2014 o Quarteto de Cordas de Sintra deslocou-se à Holanda para participar no “25th Zeist Music Days” onde trabalhou com o Quarteto Borodin, Quarteto Pavel Haas, Quarteto Jerusalém e com o violoncelista Gary Hoffman. Na Holanda apresentou-se em concerto no Hermitage de Amesterdão e gravou um concerto para a NPO Radio 4. Já em 2016 foi convidado a participar num dos maiores festivais de música clássica da América do Sul, o RioHarpFestival, no Rio de Janeiro.

Em 2017 o Quarteto de Cordas de Sintra torna-se quarteto residente da Quinta da Regaleira onde apresentou um ciclo de concertos ao longo do ano. Atualmente decorre o segundo ano da residência na Quinta da Regaleira em Sintra que inclui a apresentação de um novo ciclo de seis concertos.

 

Programa

GIACOMO PUCCINI (1858-1924)
Crisantemi

FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Quartettsatz n.º 12 in C-moll, D. 703

JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
String Quartet in A minor, Op.51 n.º 2


QUARTETO DE CORDAS DE SINTRA

Nélson Nogueira, violino | David Ascensão, violino
Eurico Cardoso, viola | Abel Gomes, violoncelo