BANDA MUSICAL DA CASA DO POVO DE TANGIL

Direção – Daniel Óscar Lobato Vieira

 

A BANDA MUSICAL DA CASA DO POVO DE TANGIL, foi fundada em 6 de Agosto de 1838, na festa do Divino Salvador, Padroeiro da freguesia de Tangil (concelho de Monção, Distrito de Viana do Castelo), motivo pelo qual se chamou durante muitos anos, Banda de Música do Divino Salvador de Tangil.

A história desta banda musical é rica e recheada de episódios curiosos de amor à música, à cultura e à freguesia de Tangil. Em 1970 passou a chamar-se Banda Musical da Casa do Povo de Tangil e a usufruir das suas instalações como sede.

Em Maio de 1997 foi agraciada pela Câmara Municipal de Monção com a medalha de ouro do Município, sendo considerada Instituição de Mérito no campo cultural.

Participa em festas e romarias tradicionais, mas sem nunca esquecer os festivais nacionais (Monção, Viana Do Castelo, Pêro Pinheiro – Sintra, Alcanede – Santarém, Pousos – Leiria) e internacionais ( Tui – Galicia, O Rosal – Galicia, Salvaterra – Galicia, Ínsua de Grês – S. Tiago de Compostela – Galicia) de bandas filarmónicas. Atua um pouco por todo o país, mas deve dar-se destaque às visitas que tem feito a Espanha e à Vila de Tarascon -Su r- Ariège – França.

Em 2004, lançou o seu primeiro CD e participou no programa televisivo “PRAÇA DA ALEGRIA” da RTP1.

No ano de 2008, foi editado o 2º CD, intitulado ‘Homenagem ao Maestro António Lages’.

Em 2016, lança o seu 3º Cd, denominado “Marchas de Sempre” e publica o livro com reportagem histórica e fotográfica.

A Banda possui uma escola de música com cerca de 40 alunos, sendo que alguns elementos criados na Escola de Música, fazem hoje parte como músicos profissionais, de Bandas do Exército, G.N.R. e P.S.P..

A Banda é constituída por 65 elementos, tendo sido seu regente desde 1976 até ao ano de 2012 o Maestro António César Carreira Gonçalves Lages, natural e residente em Tangil.

Professor de clarinete na Escola de Música da Banda e componente da Banda da G.N.R. do Porto, é atualmente regente da Banda o Maestro Daniel Óscar Lobato Vieira, natural da Freguesia de Tangil.