Apresentação
Constituído em 2002, este projecto da violinista Evandra Gonçalves e da pianista Ana Queirós tem-se apresentado em salas e festivais por todo o país (Festival de Música de Coimbra, Festival Internacional de Música do Palácio da Bolsa, Festival Internacional de Ópera e Música Clássica de Ponte de Lima, Festival Internacional de Música do Algarve, Festival de Música de Coimbra, Museu Calouste Gulbenkian, entre outros), Inglaterra, França, Espanha e Itália, com um vasto reportório, que abrange obras desde o Barroco até aos nossos dias, dedicando especial atenção ao reportório português. Para além do evidente prazer, envolvimento e cumplicidade patentes nas suas interpretações das obras portuguesas, o Doppio Ensemble acredita que é também um dever contribuir para a difusão do nome e obra dos compositores do seu país. Realizaram em 2014 e 2015, com o apoio da DGArtes e da GDA, digressões aos EUA e Brasil, com recitais e conferências sobre Música Portuguesa em cidades como Nova Iorque Boston, San Francisco, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Bahia e Natal. No âmbito desses concertos, apresentou obras em estreia absoluta de compositores portugueses (Anne Vitorino d’Almeida, Sérgio Azevedo, Gonçalo Gato, entre outros). Gravou para a RDP Antena 2 e Porto Canal.

Evandra de Brito Gonçalves
Violino

Detentora de um vasto currículo, Evandra evidencia desde muito cedo uma maturidade musical invulgar. Vencedora de vários concursos de violino e música de câmara (Juventude Musical Portuguesa, Prémio Jovens Músicos, Prémio Maestro Silva Pereira, NU Concerto Competition – Chicago, USC Concerto Competition – Los Angeles) estudou em Portugal com Alberto Gaio Lima e Zofia Woycicka.
Com apenas 17 anos, e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Cultura, rumou aos EUA para se aperfeiçoar com Gerardo Ribeiro, na Northwestern University onde concluiu Master of Music e o Certificate in Violin Performance.
Durante este período foi também assistente na Universidade do referido violinista e pedagogo.
Posteriormente, Evandra foi aceite na University of Southern California, em Los Angeles, como aluna de Robert Lipsett, concluindo o Advanced Studies Degree.

Ao longo da sua carreira, teve o privilégio de contactar com alguns dos maiores violinistas da actualidade, participando em masterclasses com Zakhar Bron, Almita Vamos, Isaac Stern e Augustin Leon Ara.

Como membro da Orquestra de Jovens da União Europeia, trabalhou com L. Slatkin, M. Rostropovich, Sir Colin Davis, V. Ashkenazy, Martha Argerich, Emanuel Ax, Bernard Haitink, C. Maria Giulini, entre outros, apresentando-se nas principais salas de concertos da Europa e América do Sul.

Com uma intensa actividade artística, Evandra foi solista com a Orquestra Sinfonieta, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto e NU Symphonie Orchestra.
Membro fundador do Doppio Ensemble, da Camerata Senza Misura e do TriArt, gravou diversos CDs, entre os quais “Torga: Retratos e Paisagens” (Camerata Senza Misura), “António Vitorino de Almeida: Música de Câmara” (Numérica) e “Canções Lunares” (José Bernardo Silva, Edição de autor), entre outros.
Evandra é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica do Porto e encontra-se neste momento a realizar o Doutoramento em Artes Musicais – Performance na Universidade Nova de Lisboa.
É, actualmente, membro da Orquestra Nacional Porto e lecciona na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Lecciona, desde 2016, na Escola Superior de Música do Porto.

Ana Queirós
Piano

Laureada em concursos nacionais e internacionais, Ana Queirós tem realizado recitais em Portugal (CCB, Festival Internacional de Música do Palácio da Bolsa, Festival de Música de Coimbra, Festival Musica Portuguesa HOJE, Festival de Guimarães, Clubbing/Casa da Música, Festival Internacional de Ópera e Música Clássica de Ponte de Lima, Museu Gulbenkian, entre outros), Brasil (Belém, Vitória, Brasília e São Paulo), Alemanha (Neckargemund Klavierwoche, Heidelberg Klavierwoche, Concertino Weinsberg), Espanha (Barcelona, Coruña, La Guardia), Itália (Festival Internazionale de Pianoforte Firenze), EUA (Nova Iorque) e Moçambique (Festival Internacional de Música de Maputo).
Discípula de Pedro Burmester em Portugal, é Mestre em Piano Performance pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, na classe de Solomon Mikowksy.
Aperfeiçoou-se em Espanha e Alemanha com D. Bashkirov, V. Margulis, P. Badura-Skoda, V. Viardo, Pierre Réach, Laszlo Simon, Tania Achot e Charles Spencer (interpretação de Lied), entre outros. Estudou em Madrid com Galina Egyazarova.
Tem actuado sob a direcção de maestros como A. Saiote, V. Pearce de Azevedo, J. Viceiro, K. Waldron e E. Schelle. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Manhattan School of Music.
Desenvolve intensa actividade artística, tanto a solo como em música de câmara, sendo fundadora do Doppio Ensemble e do TriArt.
Mantém um duo a Quatro mãos/Dois pianos com a pianista brasileira Christina Margotto, tendo-se apresentado por toda a Europa. Recentes concertos na Alemanha valeram ao duo, por parte da crítica especializada, os maiores elogios (Heilbronner Stimme e Rhein-Neckar Zeitung).
Gravou ao vivo para a RDP Antena 2, Porto Canal e Rádio Brasília. Tem estreado obras de compositores portugueses e franceses, nomeadamente Jean-François Lézé, Carlos Azevedo e Pedro Faria Gomes.
É professora da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Paralelamente à actividade de concertista, é autora de diversos artigos que integram programas de divulgação musical. Frequenta o Doutoramento em Artes Musicais – Performance da Universidade Nova de Lisboa.

Programa

A.Piazzolla (1921 – 1992)
Café 1930
Nightclub 1960
(da História do Tango)

J. Massenet (1842 – 1912)
Meditação
(da ópera “Thais”)

B. Bartok (1881-1945)
Danças Romenas
I. Joc cu bata
II. Braul
III. Pe loc
IV. Buciumeana
V. Poarga romaneasca
VI. Maruntel

Anne Vitorino d´Almeida (n. 1978)
Sonatina e Serenata

S. Prokofiev (1891 – 1953)
Sonata para violino e piano nº 2, op. 94bis
I. Moderato
II. Presto – Poco piu mosso del – Tempo I
III. Andante
IV. Allegro con brio – Poco meno mosso – Tempo I – Poco meno mosso – Allegro con brio