Pianista e compositor portuense, Telmo Marques terminou o antigo Curso Superior de Piano do Conservatório de Música do Porto com nota máxima e licenciou-se em piano pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

Concluiu o Mestrado na Universidade de Roehampton no Reino Unido, encontrando-se atualmente a concluir o Doutoramento em Computer Music na Universidade Católica.

Mantém uma atividade de concertista em recitais, ações de formação e concertos pedagógicos. Conta com cerca de cinquenta participações discográficas como pianista, compositor, e arranjador com vários artistas portugueses, do jazz à música clássica, passando pela pop. Neste contexto é um dos orquestradores portugueses mais solicitados, tendo tocado e realizado arranjos musicais para artistas como os GNR ou João Pedro Pais.

Recebe regularmente encomendas de obras para o teatro, meios publicitários, organismos culturais e artistas independentes.

Para além da regular atividade de concertista, a solo, em duo, ou integrado em conhecidos projetos musicais, é atualmente professor de Análise Musical e Orquestra Jazz na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto.